Portfólio
O Olho da Rua Produções é uma empresa multifuncional de Arte e Entretenimento, criada em 2012, que tem como premissa a sustentabilidade, o diálogo e o papel mobilizador e transformador da Arte.
Durante 8 anos, no espaço físico no Rio de Janeiro, realizamos com êxito a tarefa de transformar o Olho da Rua num espaço de acolhimento às mais diversas expressões artísticas, dos mais tradicionais à vanguarda, da música à performance.
Em 2020, com a pandemia e novos desafios, descobrimos outros espaços, outras plataformas, seguimos proporcionando experiências, encontros, reflexões, acreditando na potência da arte como entretenimento e principalmente como agente transformador.
MISSÃO
É nossa missão ser um polo irradiador de ideias, uma ponte entre o artista e o público; pensamos, produzimos e comercializamos arte e design.
VISÃO
Ser uma marca reconhecida nacional e internacionalmente, enquanto empresa de arte, cultura e entretenimento, com atuação em projetos de impacto social e ambiental, explorando os espaços físicos e virtuais e utilizando a tecnologia para alavancar o alcance de nossas ações.
Valor
Produzir como exercício da criatividade e experimentação, creditar à arte o papel de agente social e de transformação, envolvendo educação e compromisso sociocultural. Desenvolver projetos em parceria, de forma colaborativa e autossustentável.
Arte e Cultura
Colaboração
Sustentabilidade
• Nossa História
Em 2013 um terreno na Rua Bambina, foi sendo ocupado pelo projeto Entre Obras, onde uma seleção de importantes artistas da cena urbana carioca, como Antonio Bokel, Joana Cesar, Marcelo Ment, Rafo Castro, Pedro Sanches e Coletivo Gráfico, Coletivo Muda e Coletivo Idol No Project, sob a curadoria de Breves e Marcelo Spinelli da Hospedaria Carioca, intervieram diretamente no espaço arquitetônico.
Abrindo a galeria e loja em julho de 2014 com uma coletiva, o Olho da Rua inaugurou sua proposta de integrar as artes recebendo o coletivo Plástico Preto – que utiliza outras plataformas para falar sobre o espaço urbano, Liana Vasconcelos bailarina clássica com uma performance e lançando o vídeo Corpo da Cidade, e Rezm Orah em Equanimity, LUA CHEIA X, ECLiPSE TOTAL II, performance que foi realizada desde 2012 em diversas galerias do mundo, passando por Portugal, Nova York, Londres,Miami, México, Peru, Equador e Rio de Janeiro.
Coletivo Plástico Preto
O Coletivo Plástico Preto realiza no Olho da Rua uma performance multimídia e uma exposição coletiva com os artistas: Ana Luiza Mello, Ananda Kuhn, Anna Cecilia Cabral , Antonio Bokel
Antonio Breves , Bernardo Mendes , Guilherme Lago, Joana Cesar
+ participação do Coletivo 55 e SÓNACORRERIA
Na última ocupação do projeto Entre Obras inauguramos o segundo andar com uma exposição de originais de artistas da Mesclado, marca que produz camisetas seriadas, e de três murais, um do artista Eduardo Denne, outro de Cláudio Gil, calígrafo e artista plástico, e outro de Marcel Serrano. Em seguida abrigamos uma exposição coletiva com artistas do projeto Atemporal organizado por Antonio Bokel.
• Projetos recorrentes Olho da Rua
URBANICIDADE
Em abril de 2015 o Olho da Rua realizou com galerias parceiras a exposição URBANICIDADE reunindo artistas importantes da arte contemporânea no Brasil. Com curadoria conjunta de Fred Bülow Ulson e do Olho da Rua, a mostra apresentou trabalhos de Antonio Bokel (Mercedes Viegas), Antônio Breves (Olho da Rua), BijaRi (Choque Cultural), Cao Guimarães (Nara Roesler), Daniel Melim (Choque Cultural), Felipe Morozini (Zipper Galeria), Guilherme Callegari, Marcos Chaves (Nara Roesler), Milton Machado (Nara Roesler), Raul Mourão (Nara Roesler), Vik Muniz (Nara Roesler) e Virginia de Medeiros (Nara Roesler), além da exposição durante 3 meses produzimos diversas ações como: roda de conversa, performances, festival de música, vídeo arte que chamamos de Ações Expandidas
Em Outubro de 2015 inauguramos uma exposição Coletiva Rio Percepções com curadoria de Elisabete Reis, Jorge Luiz Barbosa e Olho da Rua e um Ciclo de palestras Diálogos com a Cidade com o apoio do Observatório de Favelas, do Programa de Pós Graduação e Urbanismo da UFF e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A exposição reuniu fotografias de 5 artistas Danielle Ribeiro, Leonardo Ramadinha, Renata Rodrigues, Thales Leite e Thereza Carvalho, artistas que têm em comum a ação de dirigir suas percepções e sensibilidades para capturar fragmentos do cotidiano carioca.
Dentro da linha curatorial do Olho da Rua, produzimos a exposição Isca Viva, juntando moda, design e arte, com os artistas Antonio Breves, Lena Santana e Rafa Moon.
Ações no espaço urbano
Além das ações de artes visuais, o Olho da Rua realizou shows, lançamentos de livros, ensaios fotográficos, teatro, performances, workshops, oficinas, integrando e incitando o diálogo entre as mais diversas formas de expressão artística.
Atividades para criança
Aula de Capoeira
Teatro Infantil
Colônia de Férias
Festa Junina
Moda
Performance
Poesia
Música
Exposição
Nos anos seguintes (2016 e 2020) focamos nossas ações em parcerias com outros agentes criativos. Participamos de uma Exposição Coletiva na Casa França Brasil - junto a outros espaços expositivos de gestão pública e espaços autônomos como o Olho da Rua.
Acolhemos e produzimos nesses anos de existência no espaço físico na Rua Bambina 6:
- 3 Edições da Mostra de Performance Esforços em parceria com o Coletivo Miúda,
- 3 Edições da Mostra Noite Incoerente de Cabaré da Escola de Teatro da UNIRIO,
- 2 Edições do Recital de Poesia da Casa Poema de Elisa Lucinda,
- Recital / Espetáculos de Poesia de Maria Rezende - Carne de Umbigo, Mulher Multidão e Hermanas,
- 3 Edições Tudo Nosso - A primeira e única MATINÊ de HIP HOP underground da cidade maravilhosa! @tudu.nossu voltada para o público pré adolescente - focada na cultura Hip Hop e grafite,
- .durante um ano produzimos uma vez por mês o Cine Colírio - com sessões de clássicos do cinema e debates,
- acolhemos durante um ano a Mostra de curtas SHORTCUTZ (mostra que acontece uma vez por mês em várias cidades do mundo),
- criamos e produzimos o sarau #ElasSim - apresentações musicais , performance, teatro, poesia _ somente com artistas mulheres,
- Feiras _ as feiras sempre com foco nos pequenos produtores, privilegiando produtos sustentáveis, além de muitas feiras trazerem também apresentações artísticas.
- Teatro – Whisky com Água / A transação / Aquele Fogo / Baleia / Tântrica Santina / A Transação / Baleia Manifesto Aquático / Veredas de um Sertanejo / Projeto Olhinho da Rua (teatro infantil) e Colônia de Férias
- Música – Realizamos inúmeros shows de música ao vivo com músicos de diversas tendências musicais da MPB ao Clássico, e no último ano Sarau de compositores – abrindo espaço para artistas em início de carreira, Sarau Coletivo, Sarau Performance, Sarau Peneira, As Mina Tudo, Projeto Soulfar, entre outros.
- Dança e música _ Encontro do jazz Balboa Rio, Bonde do Jack, Tap in Rio,
- Sarau xamânico _ encontro de arte cultura e espiritualidade - com música, conversas e terapia Holistica dos índios Huni Kuin
- Em parceria com a MAWON (que trabalha com a INTEGRAÇÃO dos migrantes em situação de vulnerabilidade através de uma abordagem e de uma articulação baseadas na educação, na cultura e na arte), produzimos o evento Raízes e Conexões com exposição, performance, oficinas e feira com artistas e produtores refugiados.
- Durante um ano e meio acolhemos o projeto de Extensão, de caráter teórico-prático, especialmente para pessoas refugiadas ou pedindo refúgio no Brasil, que propôs uma oficina gratuita de Teatro do Oprimido,, ligado ao LEP, Laboratório de Estética e Política da ECO-UFRJ.
- Apoio a Projetos Sociais _Bazar TETO Org social que trabalha conectando moradores e voluntários na construção e moradias em comunidades vulneráveis, ao Projetos RUAS (que trabalha com moradores de rua), Projeto JUNTOS SOMOS FORTES _ @juntossomosfortes que apoia adolescentes com comprometimentos neuropsicológicos da comunidade da Maré, AÇÃO DO BEM QUERER _ @acaodobemquerer que apoia uma Creche Escola de São Gonçalo
Alguns CURSOS E OFICINAS oferecidos
- Capoeira de Angola,
- Oficinas de Caligrafia,
- Oficina de Permacultura,
- Oficina de Captação da água da chuva,
- Oficina de jardim vertical,
- Oficina de Restauração de móveis,
- Oficina de Tai Chi,
- Oficina de Moulage /Drapping
- Oficina de fotografia, vídeo e Beat Maker,
- Oficina de yoga,
- Oficina de encadernação e de livros esculturas e livros objetos,
- Curso de Liderança Empreendedora para Artistas,
- Curso de produção de Eventos,
- Oficina de cerâmica para cegos - Museu Instituto Benjamin Constant,
- Oficina de Desenho Botânico de plantas Medicinais,
- Oficina de Tambor de Crioula
- Aula de Charleston , Blues e Lind Hop.
- Curso COMO DESENVOLVER MEU PROCESSO CRIATIVO?
EVENTOS EM 2020 /2022
Olho da Rua - Vivo na Internet - Abril /Maio de 2020 - séries de Lives sobre poesia, Música, aulas de atividades corporais e dança
GENTILEZA AO VIVO - LUIZA BREVES - Live
VOCÊ NÃO SABE - Luiza Breves ( clipe oficial )
Sarau Duolho ed. Ações Locais
#ELASSIM
#ElasSim Edição Especial - #marçopormarielleeanderson
MUDA
MUDA SARAU - Contrapartida Inciso II - LAB
No canal Olho da Rua https://www.youtube.com/channel/UChnvZ_DlbflVKEc1XpXjROg
• EVENTOS
2021 - OCUPAÇÃO VI na Casa de Luzia - Lapa RJ - Evento
2022 - Produção Executiva do artista plástico Antônio Breves na Ocupação Artística Brasil Delivery
Dia 06 de maio 2022 o idealizador do Olho da Rua e também artista plástico @antonio_breves estave presente na ocupação artística Brasil Delivery que ocorreu no @espaco.travessia que fica no Instituto Municipal Nise da Silveira. Rua Ramiro Magalhães, 521, Engenho de Dentro.
Curadoria: @marcelovallefotografia Arte do cartaz: @thiago_venturotti